Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objeto museológico
Rute Muchacho
Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologia da Informação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
Com este trabalho a autora pretende que se compreendam duas questões fundamentais para a temática dos museus virtuais que são: O designe de Interfaces e a Importância da usabilidade.
1-O designe de interfaces: entender de que maneira os museus virtuais empregam a internet e de como isto se desenvolve entre o usuário e o objeto museológico.
2- A importância da usabilidade na criação dos museus virtuais – averiguar de que maneira este assunto e empregado nos museus virtuais.
O texto discorre sobre museologia e novas mídias (Novas mídias é um termo amplo que normalmente se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, radiodifusão, imprensa, etc…)http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_mídias
Pontos fortes:
- Facilitar a recepção informativa, pedagógica e estética do objeto museal.
- Criar diversos percursos de acordo com experiências, gostos pessoais e nível cultural.
- Facilitar a participação e o interagir do público.
- Estreitar a comunicação com o público através das mídias principalmente a internet como instrumento de comunicação (divulgações informativas, e-mails, catálogos, convites, trocas de informações entre especialistas, etc.)
- A criação de sites com informação sobre o acervo.
- Outras formas de utilização como parcerias institucionais – convidar outras instituições para exposições virtuais com conteúdo culturais e patrimoniais de vários museus.
Pontos fracos:
- Acervo imenso.
- Vários públicos e diversos interesses.
- Multiplicidade de audiência, várias expectativas, mensagem que se pretende transmitir.
- Uso de termos específicos da metodologia museológica.
- Designe muito elaborado: confunde e distrai o utilizador.
- Espaço expositivo exploratório que desencorajam a navegação.
- Percursos impostos pelo espaço museológico virtual.
- Museus criados com o intuito de complementar o museu físico.
Desafios:
Conseguir atender as reivindicações das diversas audiências e conseguir adequar seu patrimônio cultural as novas mídias concorrendo para uma difusão efetiva do conteúdo museológico.
Como fala Rute no seu artigo: O museu virtual é essencialmente um museu sem fronteiras, capaz de criar um diálogo virtual com o visitante, dando-lhe uma visão dinâmica, multidisciplinar e um contato interativo com a coleção e com o espaço expositivo.
BIBLIOGRAFIA:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museus-virtuais-importancia-usabilidade-mediacao.pdf