Museu Virtual

 

Imagem

Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objeto museológico

Rute Muchacho

Departamento de Ciências da Comunicação, Artes e Tecnologia da Informação

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia

Rute.muchacho@ulusofona.pt

Com este trabalho a autora pretende que se compreendam duas questões fundamentais para a temática dos museus virtuais que são: O designe de Interfaces e a Importância da usabilidade.

1-O designe de interfaces: entender de que maneira os museus virtuais empregam a internet e de como isto se desenvolve entre o usuário e o objeto museológico.

2- A importância da usabilidade na criação dos museus virtuais – averiguar de que maneira este assunto e empregado nos museus virtuais.

O texto discorre sobre museologia e novas mídias (Novas mídias é um termo amplo que normalmente se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, radiodifusão, imprensa, etc…)http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_mídias 

Pontos fortes: 

  1. Facilitar a recepção informativa, pedagógica e estética do objeto museal.
  2. Criar diversos percursos de acordo com experiências, gostos pessoais e nível cultural.
  3. Facilitar a participação e o interagir do público.
  4. Estreitar a comunicação com o público através das mídias principalmente a internet como instrumento de comunicação (divulgações informativas, e-mails, catálogos, convites, trocas de informações entre especialistas, etc.)
  5. A criação de sites com informação sobre o acervo.
  6. Outras formas de utilização como parcerias institucionais – convidar outras instituições para exposições virtuais com conteúdo culturais e patrimoniais de vários museus.

Pontos fracos:

  1. Acervo imenso.
  2. Vários públicos e diversos interesses.
  3. Multiplicidade de audiência, várias expectativas, mensagem que se pretende transmitir.
  4. Uso de termos específicos da metodologia museológica.
  5. Designe muito elaborado: confunde e distrai o utilizador.
  6. Espaço expositivo exploratório que desencorajam a navegação.
  7. Percursos impostos pelo espaço museológico virtual.
  8. Museus criados com o intuito de complementar o museu físico.

Desafios:

Conseguir atender as reivindicações das diversas audiências e conseguir adequar seu patrimônio cultural as novas mídias concorrendo para uma difusão efetiva do conteúdo museológico.

Como fala Rute no seu artigo: O museu virtual é essencialmente um museu sem fronteiras, capaz de criar um diálogo virtual com o visitante, dando-lhe uma visão dinâmica, multidisciplinar e um contato interativo com a coleção e com o espaço expositivo.

Imagem

BIBLIOGRAFIA:

http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museus-virtuais-importancia-usabilidade-mediacao.pdf

Deixe um comentário